top of page
Casa 04 - _MG_3587.jpg

04 - Casa Gaertner – Museu da Família Colonial

Alameda Duque de Caxias, 78 | Tombamento: Federal-2007 Estadual-1996

Esta casa, edificada em 1864, pertenceu a sobrinha-neta do Dr.Blumenau, Edith Gaertner e é uma das três que fazem parte do Museu da Família Colonial. Foi construída na técnica enxaimel (Fachwerk), a mesma da casa vizinha e anexa – a Wendeburg e com ela guarda algumas semelhanças e diferenças. A semelhança fica por conta do uso da mesma técnica construtiva e materiais – madeira para a estrutura e tijolos para o fechamento dos tramos; o uso de travessas na metade da altura da parede; o mesmo alinhamento; a cobertura em duas águas de grande inclinação com cumeeira paralela à fachada principal; o uso de telhas cerâmicas planas do tipo cauda-de-castor; os beirais curtos; a existência de sótão; a fundação com pequeno porão; as aberturas de verga reta em duas folhas de abrir à francesa; as janelas com bandeiras e a composição das aberturas da fachada com uma porta central e duas janelas em cada lado.

As diferenças são percebidas no uso da viga de baldrame existente apenas na Casa Wendeburg, enquanto na Casa Gaertner os esteios se apoiam diretamente na fundação; o sentido das escoras nos cunhais: na Casa Gaertner a parte inferior está mais próxima dos esteios dos cunhais e na Casa Wendeburg mais afastado; a porta da Casa Wendeburg possui bandeira e a Casa Wendeburg, não; a Casa Gaertner apresenta uma cimalha de madeira no encontro da parede e do telhado e na Casa Wendeburg o beiral inclinado é sustentado por cachorros de madeira com recortes curvos e a Casa Gaertner tem volumetria mais simples, enquanto a Wendeburg possui um alpendre junto ao acesso e uma mansarda no telhado. No encontro das duas casas, se pode perceber as diferenças na viga de baldrame e no sentido das escoras. Um olhar mais atento revela a existência dos pinos, ou tarugos de madeira que faziam a junção das peças de madeira (Holznägel) e as marcas de runas, normalmente em números romanos para identificação das junções (Abbundzeichen). 

VISITAS

Para agendar sua visita, entre em contato pelo fone: (47) 33817516 Horário: Terça-feira a Domingo, das 10h às 16h.

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

bottom of page