top of page
Casa 09 - _MG_3613.jpg

09 - Casa Breves Filho

R. Alwin Schrader, 89  | Tombamento: Estadual-2002

Residência construída no início do Séc. XX e reformada em torno de 1930. Serviu de moradia ao diretor da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), Eng. Joaquim Breves Filho que chegou por volta de 1920 a Blumenau. O prédio originalmente não se apresentava como hoje. Possuía altos frontões recortados, com telhado em duas inclinações tipo gambrel e a existência de pequenas mansardas. Estes elementos tanto podem ser influência do estilo Art Nouveau, quanto do barroco alemão. A reforma ocorrida por volta de 1930 a transformou em uma casa neocolonial com interferências mais intensas no telhado com a eliminação dos frontões, nas suas inclinações e na eliminação das mansardas. O revestimento texturizado e até o nome indígena dado para a casa - Vila Iracema, inscrito no oitão do telhado voltado para a rua reforçam a intenção de transformá-la em uma casa no estilo neocolonial. Mesmo os pilaretes do muro foram alterados.

A sua implantação é do tipo vila, isto é, uma casa isolada no terreno e rodeada por jardins, muito bem implantada junto a uma encosta e deixando livre o arroio que ainda corre no seu lado noroeste. Possui três andares: porão, térreo elevado e andar superior. O porão é marcado pela cor marrom contrastante com as juntas brancas e falsa estereotomia. No térreo, o acesso se dá por uma varanda. Nesta varanda, os pilares com ornamentos com motivos fitomórficos e os balaústres foram mantidos, mas recebeu arcos abatidos e foi acrescentada uma bay-window no seu lado sudeste com cinco vitrais. Nesta sala, o piso e o teto são em madeira: o teto em caixotões e o piso em parquê com desenhos bem elaborados. O pavimento superior é destinado aos dormitórios e recebe telhado em composição de duas águas com um leve galbo e beirais em estuque. Posteriormente, foram realizadas ampliações para o fundo, não muito bem incorporadas ao prédio original.

 

Fonte: Angelina Wittmann. Arte - Cultura - História Antropologia angelinawittmannblogspot.com

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

bottom of page