top of page
Casa 15 - _MG_3528.jpg

15 - Museu de Arte de Blumenau

R. XV de Novembro, 161  | Tombamento: Estadual-1996

O prédio que abriga, desde 2004, o Museu de Arte de Blumenau teve sua origem com a construção do centro administrativo da Colônia, inaugurado em 1875, cinco anos antes de sua elevação a município. Com projeto original do arquiteto alemão Heinrich Krohberger, se tratava de um prédio localizado na sua ala norte, ainda hoje reconhecível por sua composição simétrica e seu corpo central destacado, mesmo após as várias reformas. Do projeto original, restou o corpo central que possuía porão, térreo, pavimento superior e frontão triangular, substituído pelo atual com linhas curvas. Das aberturas, nenhuma é do prédio original. Foi acrescido um pavimento nas laterais do corpo central e retirada a escadaria dupla de acesso e a sacada do pavimento superior. Em 1908 foi construído, no lado sul, um prédio térreo com porão e frontões escalonados que servia à cadeia pública. Recebeu ampliações e reformas em 1918 e 1938. A partir de 1940, já com o prédio unificado, sediou o Palácio da Justiça, Arquivo Municipal, Fórum, Delegacia Regional de Polícia e outras repartições públicas. Como prefeitura funcionou até 1981.

Se apresenta, atualmente, com quatro pavimentos: porão, térreo, pavimento superior e sótão. Dois corpos destacados são encimados por frontões recortados com retas, curvas e contracurvas. Três janelas em arco pleno comparecem no pavimento superior de cada corpo e janelas em verga reta no pavimento térreo e nas demais janelas do pavimento superior. No canto sul, no térreo, uma varanda com três aberturas em arco pleno. No volume que unificou os dois blocos originais o acesso ao térreo é marcado por uma escadaria dupla assinalado por arcos plenos e, ao centro com um arco em três centros. Acima deste, uma cartela com o brasão de armas da república e a inscrição Prefeitura Municipal. O telhado é resolvido em uma composição de quatro águas de telhas cerâmicas planas do tipo cauda-de-castor, com a inserção de dois torreões octogonais no eixo dos frontões com grimpas cônicas com esferas e que servem de suporte a para-raios.

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

Conheça mais histórias dessa região!

bottom of page