top of page
Casa 20 - _MG_3458.jpg

20 - Antiga Maternidade Johannastift

Al. Rio Branco, 165 | Tombamento: Estadual-2000

A Maternidade Elsbeth Koehler foi fundada em 1907 por um grupo de senhoras blumenauenses – Der Evangelische Frauenverein von Blumenau. Até 1922 funcionou em casa alugada. Johanna Hering fez a doação de um terreno na Alameda Rio Branco quando foi colocada a pedra fundamental da sede social, que passou a se chamar Johannastift / Fundação Johanna. Em 1923 a obra com projeto do arquiteto Kaulich Sênior e execução de Jacob Brueckheimer foi inaugurada. Em 1932, foi realizada uma ampliação ao sul com projeto do arquiteto Franz Von Knoblauch.

 

Em 1951 a maternidade foi transferida e o prédio se transformou em um hotel. Em 1969 foi instalado o Restaurante Cavalinho Branco. Em 1995 o prédio foi desocupado. Em 2007, sob a coordenação do SINDILOJAS Blumenau e do CDL, o prédio foi restaurado e reinaugurado como “Casa do Comércio”. Desde 2019 o prédio é utilizado pela Alameda Haus – Artes e Idiomas e no térreo funciona o restaurante SENAC Blumengarten. Uma nova edificação foi realizada nos fundos, a leste.

 

Este prédio, um dos mais imponentes e pitorescos da cidade, tem forte presença urbana e suas ampliações, tanto a de 1932 que manteve o mesmo estilo, quanto a posterior aos fundos com uma linguagem arquitetônica contemporânea e neutra, foram bem realizadas.

 

Com três andares, sua harmoniosa composição de volumes salientes e reentrantes tem como destaque os três volumes com frontões à maneira de dachgaube. Antes de 1932 eram apenas dois volumes e entre eles havia uma varanda no primeiro pavimento.

 

Todo o pavimento térreo, como base, é marcado pelo uso de tijolos à vista, material que também é utilizado como moldura das aberturas do primeiro e segundo pavimento. Neste caso, refinadamente, com os topos recortados. No segundo pavimento, os tijolos conformam três pequenos arcos plenos sobre a trífora. Sobre a verga e sob o peitoril adornos em alto relevo de volutas e laços decoram a fachada. As aberturas são com arco pleno no térreo e com verga reta nos demais pavimentos. No primeiro pavimento, surge um grande arco de três centros entre os volumes com frontões.

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

bottom of page