26 - Casa Vetterle
R. XV de novembro, 605 | Tombamento: Estadual-2000
Este prédio Art Déco foi construído em 1932 com projeto de Simão Gramlich e Gustav Bleicher para Frederico Vetterle que possuía loja de calçados no térreo e residência no pavimento superior.
É marcado pelo forte geometrismo, linhas retas e pela composição da fachada em dois corpos distintos: o da direita por um frontão triangular e o da esquerda por um escalonado. Ambos com sacadas semelhantes com guarda-corpo fechado.
Na direita, a sacada é mais estreita e mais larga e é composta por quatro segmentos de reta. A abertura de acesso à sacada possui bandeira fixa em forma de trapézio, menor que sua largura total devido à existência de recortes em ângulo reto dos cantos. Esta linha angular se reproduz em um friso que emoldura a abertura, em um ressalto na parede e no frontão que segue a mesma angulação. Por trás do frontão se percebe a mansarda no telhado.
A esquerda é marcada por quatro pilastras em três volumes distintos e escalonados que percorrem todo o plano do pavimento superior. A sacada é mais estreita, deixando à mostra as pilastras das extremidades, porém mais profunda e composta por seis segmentos de reta. Os três planos entre as pilastras são ocupados por uma porta na parte central e por janelas nas laterais.
Acima destas, pestanas em forma trapezoidal e mais acima das janelas, já na platibanda, uma trama com linhas na diagonal. Sobre a porta, o plano se prolonga mais acima e recebe o nome do proprietário VETTERLE escrito na vertical em argamassa em alto relevo e com linhas retas. Um friso horizontal limita estes planos.