27 - Antiga Casa Peiter
R. XV de novembro, 643 | Tombamento: Estadual-2000
Edifício construído na década de 1940, conhecido por Mútua, pois ali funcionava a Mútua Catarinense de Seguros Gerais. Os andares superiores eram ocupados por apartamentos residenciais e no subsolo funcionou o restaurante Gruta Azul. O térreo era ocupado pela Casa Peiter, tradicional loja de moda feminina inaugurada em 1946.
A abertura desta filial em 1946 causou sensação no público feminino com a “Seção de Modas” pelas confortáveis e modernas instalações que oferecia às clientes, com elegantes mostruários elaborados pelas funcionárias. Com o encerramento das suas atividades na década dos anos 90, o espaço passou a ser ocupado comercialmente por lojas de produtos variados.
Prédio de esquina, comercial e residencial, de esquina, no estilo Art Déco, guarda semelhanças estilísticas com a Antiga Casa Meyer (21), principalmente nas sacadas curvas.
Sua composição combina, com muito equilíbrio, volumes e linhas horizontais e verticais. O plano principal das fachadas é curvo na esquina. Seis volumes verticais arredondados se projetam levemente do plano da fachada: dois junto à esquina, dois no centro das fachadas e dois nas extremidades do prédio.
Em seu topo, planos verticais escalonados ultrapassam a linha da platibanda e recebem, ao fundo, novo plano curvo recuado. Junto a esses volumes, sacadas curvas fechadas configuram volumes horizontais. Uma marquise contínua marca horizontalmente o piso térreo. Frisos horizontais comparecem na altura dos peitoris, tetos e platibanda. As aberturas são todas em verga reta.