
28 - Antiga Casa das Louças
R. XV de Novembro, 667 | Tombamento: Estadual-2000
Antiga propriedade da Família Kleine. edificada por volta de 1900. Durante muitos anos, no seu interior funcionou um comércio de louças e demais artigos domésticos. O local faz parte do grupo de casas selecionadas pela importância arquitetônica e histórica, rebatidas no chão durante a reurbanização da Rua XV de novembro.
A construção do início do Séc. XX foi inspirada na arquitetura dos chalés suíços da região do Emmenthal, principalmente por apresentar o ründi, que é um arco em madeira no frontão. Apresenta telhado em duas águas de grande inclinação, cumeeira paralela à via e galbo, prolongado no lado direito para cobrir o anexo, provavelmente construído posteriormente. O beiral é sustentado por mãos-francesas de madeira.
Com térreo, primeiro pavimento e sótão, sua fachada é simétrica, desconsiderando o anexo de dois pavimentos no lado direito e de um pavimento no lado esquerdo. Pilastras com quadros emoldurados marcam as extremidades do prédio e o corpo central no térreo. As aberturas do térreo são em verga reta com os cantos adoçados, tendo uma porta central e duas janelas, além de outra porta no anexo da direita.
As janelas do primeiro andar são em verga reta, emolduradas e com uma chave em seu centro. São em madeira, com bandeira e duas folhas de abrir à francesa. Sobre a porta central, um volume saliente profusamente decorado é sustentado por três consoles e coberto por um telhado independente em três águas. Sobre este volume e sob o ründi, a janela do sótão.