top of page
Casa 31 - _MG_3752.jpg

31 - Antiga sede Der Urwaldsbote

R. XV de Novembro, 819 | Tombamento: Estadual-2000

Prédio construído em 1913 que serviu de sede ao jornal Der Urwaldsbote - que pode ser traduzido por O Mensageiro da Selva. O jornal teve início com o pastor Hermann Faulhaber que adquiriu, em 1893, em nome da Conferência Pastoral Evangélica, o jornal Immigrant e foi seu primeiro diretor e redator. Durante a Primeira Guerra Mundial foi publicado sob o nome de Comércio de Blumenau. Finda a guerra, em 1919, voltou a circular em alemão até que novamente em 1941, quando da nova proibição de publicações em língua estrangeira, deixou de circular. Ainda foram publicadas 8 edições sob o nome Mensageiro da Selva. No seu interior, até há poucos anos era explorado comercialmente o ramo livreiro. Os blumenauenses eram frequentadores, principalmente no início do ano, para adquirir materiais escolares e publicações didáticas para área da educação, entre outros. A edificação em três pavimentos tem cumeeira paralela à fachada principal, a da Rua XV, do tipo frontão recortado escalonado e duas pequenas mansardas laterais. Tem a sua localização em esquina reconhecida pela existência de um pequeno chanfro com uma janela no pavimento superior e um pendente invertido para se adaptar à forma retangular a partir do sótão.

A fachada da via lateral se manteve inalterada, apresentando, no piso térreo, três janelas em verga reta em um nicho com um arco abatido. Sobre o nicho, pestanas que descem até a altura da verga. No pavimento superior, quatro janelas, sendo as centrais unidas por molduras e pestana apenas horizontal. No sótão, duas janelas centrais unificadas por moldura, sem pestana, ladeadas e encimadas por outras três janelas menores.

 

A fachada principal é simétrica e manteve, no térreo, a porta central. As janelas laterais foram transformadas em porta e vitrina. Os arcos abatidos sobre as vergas foram retirados, restando as pestanas. No pavimento superior, uma sacada com guarda-corpo em ferro e sustentada por quatro consoles, marca o corpo central. Possui uma porta e duas janelas laterais de verga reta com pestanas e ao lado, duas janelas unificadas por peitoril e por pestanas. O sótão possui duas janelas. Nesse trecho central a cimalha é interrompida. No centro do frontão escalonado aparece, em fonte tipográfica Art Nouveau, a inscrição A° 1913. Mais acima um ornamento floral e uma grimpa metálica no ápice do frontão completam o conjunto.

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

bottom of page