top of page
Casa 33 - _MG_3765.jpg

33 - Antiga Casa Borba

R. XV de novembro, 895 | Tombamento: Municipal-2008

Este prédio Art Déco foi construído em 1934 por Domingos Manoel de Borba, foi projetada pelo arquiteto Gustavo Bleicker. O andar superior era utilizado como residência da Família Borba. O térreo durante muitos anos foi ocupado para atividades comerciais, A “Casa Borba” era considerada um importante estabelecimento da cidade. No seu interior vendiam diversas linhas de tecidos, retalhos por atacado, casimiras e aviamentos para alfaiates. Atualmente, o espaço foi transformado num Centro Comercial com diversas atividades.

 

Assemelha-se a Casa Vetterle (26) construída dois anos antes e que tinha o arquiteto como um dos autores.

 

A composição da fachada se utiliza dos mesmos elementos geométricos típicos do estilo. Quatro pilastras com seção composta retangular e triangular marcam verticalmente a fachada indo do piso até além da platibanda onde, com a mudança do sentido para horizontal acentua ainda mais a ponta triangular. O módulo da direita, reservado para o acesso ao pavimento superior, é tratado com mais discrição, sendo o volume destacado retangular, a janela menor e a pilastra ocupando apenas o piso térreo.

Desconsiderando este módulo, a fachada tem uma composição simétrica com a varanda que ocupa o módulo central e tabelecendo o volume horizontal que equilibra as demais linhas acentuadamente verticais. Neste trecho, a pilastra é interrompida. Nas laterais os volumes trapezoidais de destacam do plano da fachada e abrigam as janelas especiais com folhas em ângulo obtuso. Estes volumes ocupam todo o pavimento superior até a platibanda. O térreo tem tratamento discreto. A sacada em formato trapezoidal é composta por quatro segmentos de reta. O mesmo traçado da horizontal é reproduzido na vertical na abertura, ficando a esquadria em um plano recuado paralelo ao plano da fachada. Neste trecho central o plano superior da fachada segue sem angulações, apenas com a linha da platibanda inclinada no sentido vertical com a pilastra central no seu topo mais elevada que as demais.

Quer contribuir com o projeto?

Se você tem mais informações sobre esse patrimônio histórico ou gostaria de nos enviar comentários e sugestões clique abaixo e nos ajude a tornar essa experiência ainda mais rica.

bottom of page