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34 - Catedral São Paulo Apóstolo

R. XV de Novembro, 955 | Tombamento: Municipal-2008

Blumenau pode se orgulhar de ter uma obra de um laureado com o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. É a Catedral São Paulo Apóstolo, de autoria do arquiteto alemão Gottfried Böhm (1920–2021) premiado em 1986 e autor em conjunto com seu pai Dominikus do templo construído entre 1953 e 1963 e com capacidade para 1000 fiéis sentados. Símbolo da modernidade da cidade e da igreja, substituiu o antigo templo de 1876 de autoria de Henrique Krohberger, o mesmo da Igreja Evangélica. Sob a coordenação de Frei Braz Reuter e com muita discussão, o projeto tornou-se realidade. Inaugurada em 1958, três anos ainda foram necessários para conclusão das escadarias e torre. A beleza deste monumento religioso tornou-se um dos pontos mais fotografados da cidade e região. Em 2000, o templo passou para a posição de catedral com a criação da Diocese de Blumenau.

É uma obra do modernismo com referências diversas a conceitos e períodos tradicionais da arquitetura religiosa. Sua implantação se dá, como a catedral de Pisa, com elementos separados: a torre, o batistério e o templo.

 

A torre em grandes blocos de granito rosa com 45 metros de altura está localizada em um ponto focal da Rua XV e abriga os três sinos originais instalados em nichos circulares com topo em arco abatido encimado por uma cruz. Através de um arco com 30 metros de altura e por uma escadaria curva de 44 degraus e 6 metros de largura se acessa o platô onde se localiza o templo.

 

É uma grande construção de 25 metros de largura, 75 metros de profundidade e 15 metros de altura. No átrio aberto e coberto de 15 x 25 metros sustentado por 12 colunas de 15 metros de altura, fora propriamente do templo, se localiza o batistério, octogonal como o de Florença, todo em vitrais e situado em um nível inferior a simbolizar que se desce pagão e se sobe cristão. O acesso à nave se faz através de uma parede de granito inserida em um vitral que ocupa toda a sua largura. O interior se revela amplo e claro e o olhar, com a ajuda dos pilares laterais, é direcionado ao altar onde, na parede dos fundos, se localiza uma grande rosácea. O teto tem formato de abóbadas achatadas de arestas em seu centro e de berço nas laterais. As paredes laterais têm vitrais apenas na parte superior, como um clerestório. Nestas paredes, sete janelas circulares em cada lado reproduzem as estações da Via Sacra. No presbitério do lado do evangelho, os vitrais descem até o piso iluminando todo o altar, enquanto no lado da epístola, em volume recuado, foi instalado o coro com o órgão de tubos proveniente da igreja antiga.

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