42 - Teatro Carlos Gomes
R. XV de novembro, 1181 | Tombamento: Estadual-2000
O prédio do Teatro Carlos Gomes é propriedade da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes que sucedeu a Sociedade Teatral Frohsinn (1895 – 1938). Em 1896, inaugurou seu teatro na Rua das Palmeiras. Em 1936 fundiu-se com a Sociedade Musical Liederkranz.
Com a necessidade de um espaço maior, em 1935 foi lançada a pedra fundamental do novo teatro que teve inauguração parcial em 1939 e plena em 1942.
Com projeto do arquiteto alemão Eugen Brunner em estilo Art Déco, foi sendo constantemente ampliado e restaurado e atualmente conta com dois auditórios, dois salões, bar e restaurante que podem abrigar eventos de até 1.500 pessoas, além de escolas de música, dança e teatro. O auditório principal tem capacidade para 784 pessoas na plateia, mezanino e camarotes e conta com palco de 350 m² com palco giratório de 12 metros de diâmetro.
Localizado em posição elevada com uma ampla praça em frente, surgida a propósito com a demolição das casas de Fides Deeke e Nienstedt, se revela imponente com sua fachada simétrica onde se destaca o volume semicircular com frontão curvo circundado por uma varanda de oito pilares que sustentam um terraço. O acesso se faz por uma escadaria curva ladeada pelas esculturas de Carlos Gomes e do Guarani. O tratamento das paredes externas é rusticado e elementos geométricos típicos do estilo comparecem nos frisos superiores dos pilares, nas floreiras escalonadas do terraço, nas luminárias da varanda e nos elementos verticais do topo do frontão e verticais e horizontais das suas laterais. Nos corpos laterais recuados cada conjunto de três janelas aprumadas recebe uma moldura conjunta que reforça sua verticalidade, se contrapondo com as linhas horizontais da varanda e do frontão.
VISITAS
Para agendar sua visita, entre em contato pelo fone: (47) 3144-7166