47 - Casa Benthein
R. XV de novembro, 1404 | Tombamento: Estadual-2000
Esta casa mista, comercial e residencial, foi construída entre 1920 e 1925. No térreo, funcionava o Café Benthein e, os andares superiores, serviam de residência da família.
Em três pavimentos: térreo, superior e sótão, é um autêntico representante da arquitetura tradicional da cidade com seu corpo central destacado que incorpora o sótão e seu frontão.
A cobertura é em duas águas com telhas cerâmicas planas tipo cauda-de-castor, beiral curto, com cumeeira paralela à via e possui duas mansardas em duas águas na lateral do frontão do sótão que se apresenta com duas pequenas janelas em verga reta e um óculo circular na sua parte superior junto à cumeeira.
No andar superior, no corpo central, uma porta ao centro ladeada por duas janelas alinhadas com as do sótão e uma sacada em concreto, sem console e com guarda-corpo metálico. Em cada lado, uma janela em três folhas. Todas as esquadrias possuem bandeira e são emolduradas com os cantos destacados.
No térreo, as esquadrias não seguem o alinhamento das esquadrias do pavimento superior e foi instalada uma cobertura em balanço, com as mesmas telhas cerâmicas planas tipo cauda-decastor, com mãos francesas curvas em madeira, de tamanhos desiguais pois foi construída em duas etapas, e com lambrequins em madeira.