53 - Casa Kaestner
R. XV de novembro, 1502 | Tombamento: Estadual-2000
Este prédio foi construído na década de 1930 para a residência de Ralph Kaestner. No térreo funcionou o consultório dentário de seu filho. Abrigou, também a Livraria Alemã e a Casa da Porcelana. Em 2013 foi adaptada para ter uso totalmente comercial.
Com cobertura em quatro águas, possui uma ampliação à esquerda e uma varanda dupla, em elaborado trabalho de madeira, na fachada lateral direita. Sua fachada, não simétrica, se apresenta com pilastras em toda a sua altura, até a cimalha do curto beiral, com adornos retangulares no seu topo em forma de cruz e quadrados e retângulos isolados mais abaixo. As quatro pilastras delimitam três planos de fachada. Os da direita e central têm uma janela no pavimento superior e porta no térreo. O da esquerda, duas janelas no pavimento superior e uma porta no térreo. Mais a esquerda um plano com platibanda, também recebe uma janela no pavimento superior e uma porta no térreo. As janelas são em arco abatido emolduradas e com chave no centro da verga. Possuem bandeira e as folhas são de abrir à francesa. As portas do térreo são em verga reta com vidro temperado, exceto a do vão central que é uma porta mais estreita e tem verga de arco abatido.
O volume de madeira que abriga as varandas duplas da fachada lateral foi construído com a resistente madeira de canela-garuva e é coberto por um telhado de três águas. Os guarda-corpos são com finos elementos verticais e delicados lambrequins na altura do teto. Para sustentar o piso do andar superior em madeira, um robusto treliçado com forma de cruz de Santo André.