
54 - Casa Wily Sievert
R. XV de novembro, 1526 | Tombamento: Estadual-2000
Este prédio foi construído em 1938 para a loja de departamentos de Wily Sievert. Com grande variedade de produtos: tecidos, confecções, louças e brinquedos. O destaque ficava pela seção conhecida como discoteca Carlos Gomes e, a partir dos anos 1950, a filmoteca com aluguel de filmes de 16 mm. Encerrou suas atividades na década de 1990.
Com elementos do Art Déco, possui implantação da arquitetura tradicional da cidade: cobertura em duas águas com cumeeira paralela à fachada principal com quatro mansardas em uma água, corpo central incorporando as janelas do sótão e composição simétrica.
As pilastras nas extremidades, atravessam a sacada, a marquise e a linha superior da platibanda.
No térreo, ao centro uma pilastra dupla segue até sob a sacada e termina em um capitel que une as mesmas. No pavimento superior um pórtico marca a sacada ficando as esquadrias em um plano mais recuado. No sótão, cinco pequenas pilastras em alturas diversas envolvem as esquadrias.
As linhas horizontais são marcadas pela sacada contínua em toda a largura da fachada com alargamento ao centro e com guarda corpo metálico. Uma marquise segue a mesma largura da sacada com profundidade menor. A platibanda é escalonada, gradativamente em seis níveis até o seu topo no centro.
As aberturas do térreo são todas em verga reta em vidro temperado. As do pavimento superior e do sótão são de madeira, em verga reta com bandeira, sendo a janela da sacada com verga mais baixa, a porta, mais baixa que a janela ao lado e a porta lateral sem bandeira, ainda mais baixa.


