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56 - Ponte de Ferro

Av. Castelo Branco, s/n

A Ponte de Ferro, oficialmente Ponte Aldo Pereira de Andrade foi construída entre 1929 e 1931. Somente foi utilizada para tráfego ferroviário a partir de 1954, com a conclusão da Ponte dos Arcos. A inauguração do novo trecho Blumenau-Itajaí (1954) contou com a presença do Presidente João Café Filho. A EFSC foi desativada em 1971. Anos mais tarde (1991), com o apoio de mecenas e da Fundação Roberto Marinho, foi restaurada, e seu leito adaptado para servir de corredor para automóveis de pequeno porte. Em uma das laterais, um corredor serve de passagem a pedestres e bicicletas. Popularmente conhecida como a “Ponte Metálica”, passou a ser denominada “Ponte Aldo Pereira de Andrade”, em homenagem ao falecido deputado blumenauense.

Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros. Foi construída em treliças de aço importado da Alemanha que se apoiam em pilares de granito, dois dos quais situados no leito do rio com seção poligonal com talhantes para suportar a correnteza do rio, principalmente, durante suas violentas cheias. Sua pista central é utilizada para tráfego de veículos e as pistas laterais para pedestres, o contrário do que acontece com a Ponte dos Arcos situada dois quilômetros a jusante.

 

Um bom local para sua apreciação é o monumento que marca a chegada dos 17 primeiros imigrantes junto ao Ribeirão da Velha edificado por ocasião do sesquicentenário de Blumenau em 2000 e que possui elementos maçônicos. O monumento ao desembarque dos 17 imigrantes consta de uma placa com a lista dos pioneiros, colunas e triângulos em granito preto e piso xadrez. Deste ponto pode-se entrever a ponte através da vegetação ou, para visualização completa e sentir-se como um imigrante desembarcando, descer até a água pela escadaria localizada nas imediações.

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